Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
dança
a dança em cabo verde é valorizada
sim
nao
não tenho opinião formada
Ver Resultados

Rating: 2.2/5 (77 votos)




ONLINE
4





Partilhe esta Página



editora do site

Nome : Marlene Dóris Brito Fortes

Data de nascimento: 01-06-1979

Contacto: 9312474

Endereço –Mindelo -Chã de Alecrim

 

Habilitações Académicas

Licenciada em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

Pós graduação em criminologia  

Mestranda  em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

 

 

Formação artística  

1988-1990 - Parte integrante do grupo de ginástica rítmica  “Mindelgina;”

1990-2000 -Bailarina da companhia de dança Estrelas de Cabo Verde ;

1998- Formação em técnicas de dança contemporânea com a Bailarina  Clara andermath

2001-2002- Formação na escola de dança “mil e uma danças” do Rossio, em técnicas de Afro-contemporânea com o professor António Boris;

2000 formaçao conceiçao Nunes -Alexander technique 

2001-2004- Fundadora da companhia de dança “terra terra pê suspense” em Lisboa em comparticipação com os Bailarinos Avelino Chantre; Kwenda Lima; Zé Barbosa e Hélio Santos;    

Participação   no congresso mundial de salsa em 2004,

Participaçao no  festival  Internacional de dança “andanças” em Santiago sul de 2003 á 2006;

abertura dos globos de ouro Lisboa (2004)

2001-2005 Formação técnicas de dança contemporânea CEM (centro em movimento de Lisboa).

2006; Participação no África a dançar de Lisboa ministrando workshops e aulas de danças tradicionais de cabo verde;

 



Total de visitas: 9451
Martha Graham: a mulher que revolucionou a dança
Martha Graham: a mulher que revolucionou a dança


Martah Graham: A mulher que revolucionou a dança

 Martha Graham nasceu a 11 de Maio de 1894, faleceu a 1 de Abril de 1991,foi uma dançarina e coreógrafa Americana que revolucionou a história da Dança Moderna.

O impacto que a dança de Martha Graham causou nos palcos é frequentemente comparado à influência que Picasso teve para a pintura em seu tempo, ou Stravinsky na música, ou Frank Lloyd Wright na arquitetura.

 As suas contribuições transformaram essa forma de arte, revitalizando e difundindo a dança ao redor do mundo.  Inventou uma nova linguagem de movimento, usada para revelar a paixão, a raiva e o êxtase comuns à experiência humana.

 Ela dançou e coreografou por mais de 70 anos, e durante esse tempo foi a primeira dançarina a se apresentar na Casa Branca, viajar para o estrangeiro como embaixadora cultural, e receber o maior prémio civil dos EUA:

A Medalha Presidencial da Liberdade.

Graham criou um nova linguagem da dança que expressa emoções humanas muito diferente do ballet clássico, esta linguagem mudou o mundo da dança para sempre sendo que a sua a técnica é um dos principais fundamentos da dança moderna hoje em dia.

A história

Em 1910 Graham convenceu seu pai a leva-la a um show de dança com Ruth saint,(percursora da dança moderna)  ficou cativada com a apresentação e partir dai decidiu que ia dedicar a sua vida a dança.

Nascida  numa  família  religiosa, que não  aceitava a dança como uma opção profissional, Graham foi em frente com os seus planos, matriculou-se em  Denishawn School of Dancing and Related Art, en Los Angeles, Califórnia.

No inico foi dito  a Graham que  era muito velha para seguir a carreira de bailarina profissional  contava com vinte e poucos anos) e que o seu corpo não estava preparado para a dança, mas Martha não se deu por vencida, com muito disciplina e perseverança aprendeu a treinar o seu corpo .

Em 1929 criou a sua companhia de dança em Nova York, queria ter a liberdade e criar as próprias coreografias, Graham estava interessada em expressar e explorar as emoções humana através do movimento. Paixão raiva angústia, dor, amor, felicidade. Sua nova linguagem de dança começa a tomar forma. Suas coreografias são dramáticas expressam uma verdade emocional. No entanto sua primeira coreografia não foi aceite pelo público,  o  seu tipo de linguagem corporal  não tinha precedentes na história da dança. Mas em menos de uma década Graham começou a ganhar popularidade com as suas criações diferentes e eloquentes que eram verdadeiras obras de arte, 

Em 1938 foi convidada pela primeira dama Eleanor Roosevelt  a dançar na casa branca, tendo sido a primeira bailarina a actuar na casa branca.

 

 

Uma história da coragem

 Aos 41 anos, pobre e pouco conhecida , Graham teve a visita de uma delegação de nazistas. Era 1935, quando a maior parte do mundo ainda veementemente negava que Hitler era uma grave ameaça, ou que os judeus alemães estavam com problemas. Os nazistas convidaram  Graham para dançar  nas  Olimpíadas de Berlim .

 Martha olhou-os com espanto. "Mas três quartos do meu grupo são judeus", disse ela.

 

," Eles responderam ", achas que eles não serão tratados com cortesia e dignidade?"

 

"Você acha", ela respondeu, "que eu iria para um país onde o tratam centenas de milhares de seus correligionários com a brutalidade e crueldade ?"

 

Os alemães responderam  com raiva . "Se você não vir",  "todos  vão saber o que será muito mau para ti ."

 

Martha  foi  colocada em todas as listas alemãs de alerta imediata ….

 

A obra 

 

Entre outras obras divinas Martah graham criou “lamentation”( ver vídeo lamentation ) ….

Lamentação :  " Expressar ou expressar-se através de lamentações; chorar, prantear: lamenta-se de seus problemas; lamenta as injúrias sofridas...

Falar com sofrimento ou angústia: passa seus dias lamentando as mágoas da vida; bem de vida, nunca teve do que se lamentar...

 Preocupar-se com; sentir aflição; lastimar-se por qualquer acontecimento negativo:

 

Realizada com  a música de Zoltán Kodály, Lamentação estreou a 8 de Janeiro de 1930, no teatro de Maxine Elliott, em Nova York. O trabalho solo foi realizada por Martha Graham, num concerto dado pela dança Repertory Theatre.."  A obra de Martah lamentation, é uma composição escultural, onde, sobe um traje simples consegue retratar a agonia e a dor, ela  transforma-se  na própria dor como ser , há  uma  fusão do sentimento em movimento.  

Quando vi a obra pela primeira vez fiquei extasiada,  no entanto no inicio não conseguia perceber o  que a obra  transmitia,  depois de há ver inúmeras vezes,   percebi  que ela não transmite, ela  transforma-se, transforma se  na própria lamentação, através duma escultura viva, ela é a lamentação, o sentimento transformado em ser  …  

By : Marlene Fortes 

fontes :biografia Martha graham ,wikipedia ,Google books