Translate this Page
dança
a dança em cabo verde é valorizada
sim
nao
não tenho opinião formada
Ver Resultados

Rating: 2.2/5 (77 votos)




ONLINE
4





Partilhe esta Página



editora do site

Nome : Marlene Dóris Brito Fortes

Data de nascimento: 01-06-1979

Contacto: 9312474

Endereço –Mindelo -Chã de Alecrim

 

Habilitações Académicas

Licenciada em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

Pós graduação em criminologia  

Mestranda  em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

 

 

Formação artística  

1988-1990 - Parte integrante do grupo de ginástica rítmica  “Mindelgina;”

1990-2000 -Bailarina da companhia de dança Estrelas de Cabo Verde ;

1998- Formação em técnicas de dança contemporânea com a Bailarina  Clara andermath

2001-2002- Formação na escola de dança “mil e uma danças” do Rossio, em técnicas de Afro-contemporânea com o professor António Boris;

2000 formaçao conceiçao Nunes -Alexander technique 

2001-2004- Fundadora da companhia de dança “terra terra pê suspense” em Lisboa em comparticipação com os Bailarinos Avelino Chantre; Kwenda Lima; Zé Barbosa e Hélio Santos;    

Participação   no congresso mundial de salsa em 2004,

Participaçao no  festival  Internacional de dança “andanças” em Santiago sul de 2003 á 2006;

abertura dos globos de ouro Lisboa (2004)

2001-2005 Formação técnicas de dança contemporânea CEM (centro em movimento de Lisboa).

2006; Participação no África a dançar de Lisboa ministrando workshops e aulas de danças tradicionais de cabo verde;

 



Total de visitas: 9430
dança em movimento
dança em movimento

A dança contemporânea e o papel de outras áreas artísticas

 

A dança contemporânea mudou a percepção da  interacção de outras áreas artísticas na dança. Áreas como a fotografia , música, artes plásticas performance, cultura digital, tornou movimentos reais em movimentos virtuais, em movimentos abstractos criações da mente humana, passando a existir um atrelaçao mais híbrida entre a dança e outras áreas.

    A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, tirou  as sapatilhas das bailarinas pode se assim dizer,  parou  de controlar o seu peso, deixou de lado a estética e a perfeição” da bailarina da caixinha”, passando a se importar mais com a transmissão de sentimentos ideias e conceitos. Mudou o espaço, o palco deixou de ser o único local de referencia , a dança contemporânea saiu as ruas a procura do verdadeiro ser,  da construção do eu, do esquizofrénico, da bêbado, deixou de lado a falsidade da perfeição do palco...

parafraseando Pina Bauch   

Is it dance ?

Is it theatre Or is just life ?

By: Marlene Fortes

 

.

Página em construçao Avarez