Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
dança
a dança em cabo verde é valorizada
sim
nao
não tenho opinião formada
Ver Resultados

Rating: 2.2/5 (77 votos)




ONLINE
3





Partilhe esta Página



editora do site

Nome : Marlene Dóris Brito Fortes

Data de nascimento: 01-06-1979

Contacto: 9312474

Endereço –Mindelo -Chã de Alecrim

 

Habilitações Académicas

Licenciada em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

Pós graduação em criminologia  

Mestranda  em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

 

 

Formação artística  

1988-1990 - Parte integrante do grupo de ginástica rítmica  “Mindelgina;”

1990-2000 -Bailarina da companhia de dança Estrelas de Cabo Verde ;

1998- Formação em técnicas de dança contemporânea com a Bailarina  Clara andermath

2001-2002- Formação na escola de dança “mil e uma danças” do Rossio, em técnicas de Afro-contemporânea com o professor António Boris;

2000 formaçao conceiçao Nunes -Alexander technique 

2001-2004- Fundadora da companhia de dança “terra terra pê suspense” em Lisboa em comparticipação com os Bailarinos Avelino Chantre; Kwenda Lima; Zé Barbosa e Hélio Santos;    

Participação   no congresso mundial de salsa em 2004,

Participaçao no  festival  Internacional de dança “andanças” em Santiago sul de 2003 á 2006;

abertura dos globos de ouro Lisboa (2004)

2001-2005 Formação técnicas de dança contemporânea CEM (centro em movimento de Lisboa).

2006; Participação no África a dançar de Lisboa ministrando workshops e aulas de danças tradicionais de cabo verde;

 



Total de visitas: 9435
Cabo Verde e a dança contemporânea
Cabo Verde e a dança contemporânea

 

 A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.  Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.

1º contacto - Conceição Nunes   professora certificada internacionalmente pela técnica de Alexander (diploma ACAT- NIC) ,conduziu a 1ª oficina em cabo Verde  denominada de asas e âncoras onde o objectivo era transmitir a técnica de Alexander a bailarinos residentes em São Vicente,  participaram nesta oficina entre outros os bailarinos ; Marlene freitas, Marlene fortes, Ariana neves Avelino chantre.

O que é a técnica de Alexandre ou Alexander technique écnica Alexander?

 Método de reeducação psicomotora que promete aumentar a liberdade de movimentos e de pensamento…

 Todos os homens, mulheres e crianças têm a possibilidade de perfeição física. Depende de cada um de nós alcançá-la através da compreensão e esforço pessoal».

 Quem o afirmou foi Frederick Matthias Alexander, ator australiano nascido em finais do século XIX que, devido a uma laringite crónica para a qual a medicina convencional não encontrou solução, acabou por desenvolver um método de reeducação psicomotora.

 

 A técnica Alexander é hoje usada em vários países para ajudar atores, bailarinos e público em geral a detectar e a reduzir tensão no dia a dia.

 

Observar para prevenir

 

«A técnica Alexander é um sistema de trabalho para promover o bem-estar através da consciência da postura, equilíbrio e coordenação, o que permite ajustar hábitos inconscientes de uso do corpo com benefícios físicos e mentais», define Roberto Aina Reveilleau, um dos dois formadores da técnica em Portugal. «As nossas experiências vão sendo traduzidas através de posturas e movimentos que tendem a tornar-se automáticos. Muitos criam excesso de contração muscular, limitações articulares e compressão na coluna vertebral».

Dores nas costas ou musculares, cansaço constante, falta de vitalidade, dificuldades respiratórias e sensação de peso são alguns sintomas que podem denunciar estes hábitos

Uma descoberta fundamental de Alexander foi identificar a relação de equilíbrio da cabeça com a coluna vertebral, explicada de maneira bastante clara pelo escritor Aldous Huxley (1945): "...existe no homem, como em todos os vertebrados, um controle primordial que condiciona o uso adequado do organismo como um todo. Quando a cabeça está em relação apropriada com o pescoço, e o pescoço está em relação apropriada com o tronco, então ( e aqui é uma questão de puro fato empírico) todo o organismo psico-físico está funcionando no melhor de sua capacidade natural." Alexander chamou esta organização de Controle Primordial, pois qualquer desequilíbrio na relação da cabeça com pescoço e com o torso descontrolava o uso das partes do corpo. Segundo Alexander (1995): "A totalidade do organismo é responsável por problemas específicos."

A cabeça equilibrada em cima da coluna vertebral, activa o funcionamento dos reflexos naturais de postura e equilíbrio. A partir deste princípio tira-se o foco da ideia de certo e errado. Estes mecanismos são inatos, a ação desejada é permitir que estes se manifestem sem bloqueio ou interferência.

Inibição Neuromuscular e Direcção Consciente

 

Alexandre desenvolveu através de sua experiência directa dois princípios bastante singulares em seu trabalho, chamados de Inibição e Direcção. Ele trabalhou na frente de espelhos para comprovar como estes princípios podiam influenciar o uso de seu corpo e pensamento de uma maneira nova.

O princípio da Inibição consiste na não activação de mensagens que o cérebro envia para o corpo. A cada estímulo do quotidiano há uma resposta, já gravada pelo cérebro, que é enviada aos músculos através do sistema nervoso. A prática da ideia da Inibição seria a possibilidade de, ao estímulo de levantar um braço ou uma perna, se tenha oportunidade de não responder a este estímulo mecanicamente, dando condições de uma nova possibilidade de resposta.

 

O princípio da Direcção é ter uma orientação consciente sobre o caminho de responder a estes estímulos. Não como um padrão ou postura certa mas com uma clareza mental sobre o que se deseja. Nas palavras de Alexandre (1995): "Não existe tal coisa como posição correta mas sim direcção correta"

Em 1994 a professora Conceição nunes introduziu  esta técnica em são Vicente na oficina asas e âncoras . O desafio foi transformar um trabalho basicamente individual em uma aula em grupo, pois o ensino da Técnica Alexander exige uma atenção individualizada com cada aluno por parte do professor.

A idéia do corpo e mente como coisas distintas nos leva a separar as experiências em sala de aula. A intenção era que os  alunos de dança experimentassem  integrar acção e pensamento. A concepção de unidade psico-física . O ser humano como estrutura integrada onde razão , emoção e físico caminham juntos fazendo com que o fluxo de energia flua sem.

 fonte:https://tecnicadealexander.com/a

Clara Andermath 1997- contacto improvisação(to be continued)