Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
dança
a dança em cabo verde é valorizada
sim
nao
não tenho opinião formada
Ver Resultados

Rating: 2.2/5 (77 votos)




ONLINE
6





Partilhe esta Página



editora do site

Nome : Marlene Dóris Brito Fortes

Data de nascimento: 01-06-1979

Contacto: 9312474

Endereço –Mindelo -Chã de Alecrim

 

Habilitações Académicas

Licenciada em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

Pós graduação em criminologia  

Mestranda  em Relações Internacionais pela universidade técnica de Lisboa;

 

 

Formação artística  

1988-1990 - Parte integrante do grupo de ginástica rítmica  “Mindelgina;”

1990-2000 -Bailarina da companhia de dança Estrelas de Cabo Verde ;

1998- Formação em técnicas de dança contemporânea com a Bailarina  Clara andermath

2001-2002- Formação na escola de dança “mil e uma danças” do Rossio, em técnicas de Afro-contemporânea com o professor António Boris;

2000 formaçao conceiçao Nunes -Alexander technique 

2001-2004- Fundadora da companhia de dança “terra terra pê suspense” em Lisboa em comparticipação com os Bailarinos Avelino Chantre; Kwenda Lima; Zé Barbosa e Hélio Santos;    

Participação   no congresso mundial de salsa em 2004,

Participaçao no  festival  Internacional de dança “andanças” em Santiago sul de 2003 á 2006;

abertura dos globos de ouro Lisboa (2004)

2001-2005 Formação técnicas de dança contemporânea CEM (centro em movimento de Lisboa).

2006; Participação no África a dançar de Lisboa ministrando workshops e aulas de danças tradicionais de cabo verde;

 



Total de visitas: 9457
MINDELDANÇAS- Festival Internacional de dança
MINDELDANÇAS- Festival Internacional de dança

 

Festival Mindeldanças

 

Objectivos gerais

 

 O projecto “Mindeldanças” inserido na companhia de dança do barlavento, é um projecto cultural e turístico que tem como objectivo, além de promover através da dança a cultura Cabo-verdiana,  promover a ilha de são vicente como um destino turístico  cultural.

 

 

 

O Mindel dança, festival internacional de dança do Mindelo, concebido pela Bailarina Marlene fortes, residente em Cabo Verde, ilha de São Vicente e o Bailarino e Professor José Barbosa, residente em Lisboa, visa promover o intercâmbio cultural entre bailarinos e alunos de dança, residentes na Europa e bailarinos residentes em cabo verde, durante cinco dias  através da organização de workshops de danças tradicionais Cabo-verdianas, danças Africanas, noites Cabo-Verdianas, espectáculos culturais entre outros.

 

Como é de conhecimento de todos as danças cabo-verdianas tem ganho uma grande visibilidade internacional, em parte devido ao trabalho incansável do professor José Barbosa que vem  divulgando  a cultura cabo-verdiana através da dança, um pouco por toda a parte, desde França, Portugal ,Holanda, Praga, Espanha etc.

 

  O professor José Barbosa,  já  conta com um leque de mais de mil alunos de danças Cabo-verdianas, espalhados por toda  a Europa, tendo já  participado  na organização do festival internacional do África a dançar em Lisboa, no afrokizomba festival em Genebra na Suíça, festival de danças Africanas em Paris Londres , Espanha entre outros.

 

Devido ao grande interesse por parte de estudantes e bailarinos  Europeus nas danças Cabo-verdianas, surgiu a ideia de fazer um  intercâmbio cultural, entre Mindelo como capital da cultura e bailarinos e  estudantes  Europeus da danças cabo-verdiana.

 

Com o evento pretende que se desloque a cidade do Mindelo um mínimo de 50 alunos de danças cabo-verdianas provenientes de toda a Europa durante cinco dias para participar no  Mindeldanças e conhecer  Mindelo a capital da cultura Cabo-Verdiana.

 

 

 

objectivos específicos

 

 

 

1-            Promover a cidade do Mindelo como destino cultural trazendo estudantes e bailarinos de comunidade de danças Cabo-verdianas de toda a europa para participar em workshops e conhecer a cidade do Mindelo. 

 

2 durante cinco dias organizar   workshops e ateliês de danças caboverdianas, dança contemporânea, danças africanas, ministradas por professores nacionais e internacionais;

 

 

 

3-            Promover espectáculos de dança a noite no CCM e em outras salas de espectáculos da cidade do Mindelo, onde cada grupo convidado   terá um dia para apresentar o seu trabalho.

 

 

 

4-            Tendo em conta que a associação de dança do barlavento tem uma vertente social, um dos dias do festival será dedicado ao centro de acolhimento de doentes mentais de Vila Nova que também apresentará  a sua actividade que tem vindo a desenvolver com a associação de dança do barlavento.

 

 

 

5-            Gala de encerramento com Noite Cabo Verdiana na Casa da morna.

 

 

 

 

 

 

 

  Que a cultura, seja nosso principal baluarte e que num futuro próximo, o festival Mindeldanças seja institucionalizado como cartaz cultural da cidade do Mindelo.

 

 

 

Concepção Marlene Dóris Brito Fortes & José Barbosa